Uvas são boas para você? 6 benefícios de uvas vermelhas e verdes, suco e muito mais

As frutas ricas em antioxidantes são mais do que vinho e passas.

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Nós as conhecemos como a fruta doce fermentada para o vinho e seca para se tornarem passas, mas as uvas são boas para você? Absolutamente. Além da versatilidade, a uva é uma fruta saudável, rica em vitaminas, antioxidantes e nutrientes, com casca de uva vermelha contendo resveratrol, que auxilia o funcionamento do coração.

Por causa dos excelentes benefícios da fruta para a saúde, a produção de uva (e vinho) data de pelo menos 2.400 aC, com antigos hieróglifos egípcios retratando a fruta cultivada em videiras. Hoje, mais de 77 milhões de toneladas são cultivadas a cada ano, com China, Itália e Estados Unidos liderando o ataque.



Então, como exatamente as uvas são boas para você? Pedimos aos nutricionistas que analisassem.

Nutrição de uvas

Para uma fruta pequena, as uvas têm muito poder. Existem 100 calorias em uma porção de uma xícara de uvas, o que as torna um lanche de alto volume e rico em nutrientes, diz a nutricionista May Zhu , R.D., LDN. Para cada xícara de uvas, são 1,1 gramas de proteína, 1,4 gramas de fibra, 27,3 gramas de carboidratos, 15 gramas de açúcar e 0,3 gramas de gordura, de acordo com o USDA .

Benefícios para a saúde das uvas

As uvas trazem muitos benefícios para a saúde. As uvas tendem a ter uma má reputação porque têm um sabor doce, mas são muito densas em nutrientes, diz Tamar Samuels , M.S., R.D., cofundador da Culina Health . As uvas contêm uma variedade de fitonutrientes antioxidantes, incluindo estilbenos, flavonóis, ácidos fenólicos e carotenóides.

Esses altos níveis de antioxidantes podem ajudar a proteger as células do corpo contra o estresse oxidativo, mas é melhor consumi-los inteiros em vez de suco. Lembre-se de que a maioria dos antioxidantes das uvas são encontrados na casca e nas sementes das frutas, diz Samuels. Aqui está o que mais torna as uvas uma fruta saudável:

1. Embalado com vitaminas

As uvas são repletas de vitamina C, K e potássio, que ajudam a manter a saúde da pele, dos ossos e do coração, diz Zhu. Uma xícara de uvas fornece aproximadamente 27% de sua ingestão diária de vitamina C, que apoia o sistema imunológico, aumenta a produção de colágeno e ajuda a aumentar a absorção de ferro.

2. Uma ótima fonte de fibra

Uma xícara de uvas contém 1,4 gramas de fibra alimentar, o que é 5% da ingestão diária recomendada. Quando consumida em quantidades adequadas, a fibra das uvas pode apoiar a digestão e ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, diz Zhu.

3. Contém antioxidantes que aumentam o sistema imunológico

De acordo com Samuels, as uvas são mais conhecidas por sua alta concentração de resveratrol, que é um fitonutriente com propriedades antioxidantes bem conhecidas. O resveratrol nas uvas ajuda a melhorar o seu sistema imunológico, de acordo com pesquisar .

Embora muitos dos estudos sobre os benefícios do resveratrol para a saúde não tenham sido realizados em humanos, eles nos fornecem uma visão sobre os benefícios das uvas para a saúde. A pesquisa descobriu que o resveratrol pode ajudar a prevenir e retardar tumores cancerígenos, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, reduzir a pressão arterial e proteger contra a neuropatia diabética, diz Samuels.

Uvas verdes vs. uvas vermelhas

Quando você está no supermercado, pode ficar confuso sobre se deve pegar as uvas verdes ou vermelhas. Mas, nutricionalmente falando, como eles se comparam? Quando comparamos o perfil nutricional de uvas verdes e vermelhas, ambas contêm as mesmas vitaminas, minerais e fibras e fornecem cerca de 100 calorias por porção de uma xícara, diz Zhu.

Mas há pesquisas que sustentam que as uvas vermelhas podem ter uma vantagem. A diferença na cor da uva se deve essencialmente aos antioxidantes conhecidos como antocianinas, que são responsáveis ​​pelo pigmento púrpura profundo das uvas vermelhas.

As uvas vermelhas contêm maiores quantidades de fitonutrientes antioxidantes chamados antocianinas e flavonóides, que foram associados a mais benefícios à saúde, diz Samuels.

Portanto, tudo se resume à preferência. Talvez você prefira uvas vermelhas para assar com queijo de cabra e focaccia como um delicioso aperitivo, ou talvez você goste de colocar suas uvas verdes no congelador para um lanche refrescante de verão.

O suco de uva é bom para você?

Sabemos que as uvas trazem muitos benefícios nutritivos, mas o suco de uva é bom para você? Como a maioria das frutas, é melhor consumi-las inteiras do que como suco. A opção por frutas em sua forma integral mantém a fibra da fruta para apoiar uma digestão suave e saudável, diz Zhu. Se você gosta de suco de uva, não há nada de errado em beber ocasionalmente - ele tem baixo teor de sódio e contém vitaminas e minerais. Apenas opte por suco 100% real sem adição de açúcares.

Pesquisar também mostrou que o consumo de uva está associado a um risco menor de diabetes tipo 2, enquanto um maior consumo de suco de frutas está associado a um risco maior.

O vinho é bom para você?

Claro, beber álcool exige moderação. Mas, no esquema das bebidas, o vinho é o mais rico em antioxidantes.

As uvas vermelhas, que são usadas para fazer vinho tinto, contêm maiores quantidades de fitonutrientes antioxidantes. O consumo de vinho tinto também oferece mais benefícios nutricionais do que o vinho branco devido ao maior tempo de contato com a pele, o caule e as sementes da uva durante o processo de produção. Pesquisar mostrou que este contato aumenta o conteúdo polifenólico em até 10 vezes em comparação com o vinho branco.

Riscos associados às uvas

Se você é dono de um cachorro, é importante lembrar que todas as variedades de uvas são tóxicas para os cães. Se consumidas, as uvas podem causar danos renais - às vezes insuficiência renal aguda - em cães.

Quando se trata de humanos, existem poucos riscos associados às uvas. As uvas são uma ótima escolha de frutas, a menos que você tenha alergia à uva ou esteja tomando algum medicamento que afete os anticoagulantes, diz Zhu. Isso ocorre porque eles contêm vitamina K, que pode afetar aqueles que tomam medicamentos específicos.