Como superar um coração partido, de acordo com psicólogos

Isto deve passar também. Pirulitos de coração partido.

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Em uma escala de 1 a torturante, ter seu coração partido é um sólido absolutamente terrível. A maioria de nós já esteve lá em algum momento, sem saber como superar um coração partido.

Embora não haja uma maneira infalível de evitar desgosto (a menos que você seja um robô insensível, é claro), há é uma maneira de superar isso - mesmo que, no momento, você realmente acredite que nunca será feliz novamente. Aqui, três especialistas compartilham conselhos sobre como superar um coração partido.



1. Permita-se sentir seus sentimentos.

Quando alguém termina com você, você vai sentir uma torrente de emoções, diz Rebecca Hendrix , LMFT, psicoterapeuta na cidade de Nova York. É um trauma. É um choque para o seu sistema. E, como acontece com qualquer tipo de choque emocional, você deseja ser muito gentil consigo mesmo e permitir-se sentir os seus sentimentos, diz ela. Afinal, seus sentimentos existem por um motivo - eles podem ajudá-lo a passar por experiências difíceis, mas apenas se você os liberar.

Nos dias que se seguem ao rompimento, permita-se chorar e reconheça que o rompimento é como qualquer outro tipo de perda. Com a perda, vêm cinco estágios de luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Você vai passar por isso do seu jeito, no seu próprio tempo, diz Hendrix. E durante o processo, valide seus sentimentos dizendo coisas como Por que eu não me sentiria assim? e é claro que estou sentindo essa emoção.

2. Mas não tornar-se seus sentimentos.

Embora seja importante expressar seus sentimentos, também é importante parar antes de se tornar eles, diz Hendrix. Portanto, se você se sentir triste, deixe-se chafurdar por um certo tempo - digamos, uma hora. Chore, grite, grite, registre, faça o que for preciso para deixar suas emoções fluírem livremente, diz ela. Mas quando esses 60 minutos acabarem, pare e passe para outra coisa.

3. Corte a comunicação com seu ex.

Há um motivo científico pelo qual o coração partido dói tanto: você realmente passa por sintomas de abstinência depois de uma separação porque os hormônios de bem-estar que você recebeu de seu parceiro desapareceram repentinamente, diz Elle Huerta, fundadora da mente , um aplicativo e uma comunidade online projetada para ajudar as pessoas no pós-rompimento. Quando seu parceiro não está mais lá, você começa a ansiar por esses hormônios da sensação de bem-estar, explica ela. Se você ceder a esse sentimento e ver seu ex novamente, terá dificuldade em seguir em frente e ficará paralisado meses e talvez até anos depois. (É por isso que Mend promove uma ex desintoxicação de 60 dias.)

Cortar todo o contato no início é saudável, concorda Hendrix. Isso permite que você rompa seu apego ao seu ex-parceiro. Dito isso, não existe uma regra rígida sobre como entrar em contato com seu ex, ela acrescenta. Comunicação breve e ocasional - como Ei, podemos conversar por alguns minutos? Estou tendo dificuldades com isso - pode ficar bem. Apenas tome cuidado para que esses check-ins inocentes não se tornem um hábito. Cada vez que você fala com eles, você abre outro laço de energia entre vocês, e seu objetivo é quebrar esses laços energéticos, não continuar a criá-los, diz Hendrix.

4. Encontre um sistema de apoio.

Ligue para duas ou três pessoas de quem você realmente gosta e diga a elas o que você está passando, diz Hendrix: Muitas pessoas te amam e querem apoiá-lo, mas muitas vezes não sabem porque você não está contando eles.

Abrir-se para os outros pode trazer catarse em troca. Quase todo mundo já sofreu um rompimento em um momento ou outro e sentir pena deles, compartilhar experiências, obter conselhos, ser lembrado de que não está sozinho, pode ser altamente benéfico, diz Franklin A. Porter, Ph.D. ., um psicólogo clínico na cidade de Nova York.

5. Exercício.

Suar pode ser a última coisa que você quer fazer quando está chafurdando, mas confie: isso pode ajudar. As endorfinas produzidas durante o exercício ajudam com os sintomas de abstinência pós-separação e também ajudam a aumentar a confiança em si mesmo, diz Huerta.

6. Lembre-se do que foi ruim.

Uma resposta comum após o rompimento é idealizar a outra pessoa, diz Hendrix. E embora você não queira negar que houve partes boas em seu relacionamento, você também não quer se fixar nelas. Para encontrar o meio-termo, escreva uma lista de todos os aspectos negativos de seu ex-parceiro / relacionamento e analise-a no registro. Esse exercício mental ajuda a contrabalançar todo o pensamento obsessivo que você provavelmente experimentará em torno do que sente falta em seu ex e por que ele era tão bom - mesmo que não fosse, diz Huerta.

7. Cuide de si mesmo.

Todos os três especialistas concordam que cuidar de si mesmo em meio a um coração partido é a chave. Verifique você mesmo ao longo do dia e pergunte: O que eu preciso? diz Hendrix. Talvez seja uma salada saudável, talvez seja um banho quente, talvez seja um telefonema para um amigo.

Além disso, saiba que sentimentos de rejeição e autoestima diminuída podem desencadear respostas prejudiciais, como comer demais ou comer pouco ou abuso de substâncias, o que pode levar a uma espiral depressiva, diz Porter. Exercícios, nutrição e sono adequado vão levantar as dúvidas sobre o quão mal você se sente, acrescenta ele.

8. Não julgue a duração do seu processo de cura.

Não compare o tempo de cura com o tempo de seu relacionamento, diz Hendrix. Mesmo 'quase relacionamentos' podem causar uma enorme mágoa, diz Huerta.

Muitas vezes as pessoas dizem, 'Bem, eu só estive com eles por seis meses. Por que estou arrasado? ' diz Hendrix. Porque você se apaixonou por eles em seis meses, ficou super apegado e começou a passar todos os dias e todas as noites juntos por um tempo. Seus seis meses são como os dois anos de outra pessoa. Portanto, seja o que for que você sinta, honre isso. Na verdade, quanto tempo leva para superar um ex depende de uma variedade de fatores, incluindo a narrativa que você conta a si mesmo .

9. Não internalize a separação.

Após uma separação difícil, evite pensar: não sou bom o suficiente - há algo errado comigo, diz Porter. Em vez disso, localize o problema no relacionamento (se não no seu parceiro), diz ele.

10. Identifique e elimine comportamentos não saudáveis.

Tente entender quaisquer impulsos que você possa estar tendo, como enviar mensagens de texto para o seu ex, verificar o Instagram a cada hora ou repetir todos os detalhes do seu último fim de semana juntos. Esses impulsos são parte do processo natural de abstinência que ocorre após o desgosto, mas não se deixe levar por comportamentos obsessivos (como analisar todos os aspectos de seu relacionamento até as 4 da manhã), diz Hendrix. Se você estiver passando um tempo significativo com esse estado de espírito, pode ser sábio pedir ajuda a um treinador ou terapeuta.

11. Crie novas rotinas.

Perceba que a separação provavelmente causará lacunas em sua vida. Digamos que você e seu ex sempre vão ao cinema todas as sextas-feiras, diz Hendrix. Agora suas noites de sexta-feira estão abertas, mas em vez de ficar sozinho, ligue proativamente para seus amigos e faça planos.

12. Explore antigos - e novos - interesses.

Digamos que você realmente goste do ar livre, mas seu ex não, então, enquanto vocês estavam juntos, você cortou seu hábito de caminhadas de fim de semana. Agora que você está solteiro, dê-se permissão para se reconectar com esse interesse e também explorar novos hobbies. O universo nos encontra no ponto de ação, e se estamos tentando curar, temos que tomar medidas para curar, diz Hendrix.

Tome medidas intencionais para seguir em frente com sua vida, como ingressar em uma nova academia, inscrever-se para aulas de cerâmica ou reservar uma viagem com amigos.

13. Aceite que o encerramento é algo que você precisa descobrir por conta própria.

Às vezes, você não conseguirá o fechamento de que precisa com seu ex e terá que descobrir por conta própria. Se seu ex-parceiro não conseguiu explicar o motivo da separação, crie sua própria narrativa saudável. E se isso não for suficiente para fornecer um encerramento, considere falar com um terapeuta, diz Hendrix.

Além disso, se o seu término desencadeia pensamentos e sentimentos sobre outras perdas em sua vida e você está tendo dificuldade em processar tudo, definitivamente procure ajuda externa.

14. Se você decidir namorar, faça-o com cautela.

Depois de ter seu coração pisoteado, pode ser tentador baixar instantaneamente o Tinder e procurar uma recuperação. Mas Hendrix adverte contra namoro muito cedo após um coração partido. Você não quer se esforçar antes da hora, apenas para evitar sentir seus sentimentos, porque, provavelmente, eles vão voltar para te morder, diz ela. Ao mesmo tempo, reingressar na cena do namoro pode fornecer um aumento de confiança saudável para o seu ego machucado. Basta ser honesto consigo mesmo - e com as pessoas com quem você está namorando - sobre como você está emocionalmente, diz ela. Se você não superou totalmente o seu ex e está simplesmente procurando uma aventura divertida, diga isso.

15. Confie que a dor não durará para sempre.

Por mais dor que você esteja sentindo, tente acreditar que isto deve passar também, e tenha fé que em qualquer dia você poderá encontrar alguém especial que é realmente certo para você, diz Porter. Quando você está no meio de um coração partido, pode ser difícil imaginar que você poderia sentir o contrário. Mas o tempo tende a curar a maioria, senão todas as feridas, diz Porter.

16. No futuro, reflita sobre as coisas positivas.

No longo prazo, o rompimento não deve prejudicar todo o relacionamento, diz Porter. À medida que a dor diminui, considere o bem que você tirou disso, abrace o entusiasmo de novas possibilidades e lembre-se de como você é incrível, diz ele.