Chá verde é bom para você? 3 benefícios apoiados pela ciência

O antigo chá tem sido uma potência medicinal há séculos. Perguntamos a um nutricionista se o hype ainda se mantém hoje.

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Dos três tipos principais de chá calmante - preto, oolong e verde - o verde é mais comumente associado a benefícios para a saúde. Então, o chá verde é bom para você? Resumindo, sim, mas muitos estudos sobre o chá verde foram inconclusivos. Vamos mergulhar um pouco mais fundo ...

O chá verde se originou na China antiga e foi consumido ao longo dos séculos nas cerimônias do chá e em tratamentos medicinais. Como contém uma abundância de antioxidantes, o chá verde tem sido associado à prevenção do câncer, saúde bucal e saúde cardíaca. Uma grande parte da conexão do chá verde com a saúde está ligada a componentes bioativos chamados polifenóis, diz Megan Meyer , Ph.D., diretor de comunicações científicas da Conselho Internacional de Informação Alimentar . Dados epidemiológicos demonstrou que uma dieta rica em polifenóis protege contra problemas de saúde, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Mas grande parte desta pesquisa foi observacional, o que significa que as descobertas podem não ser inteiramente preciso. UMA Revisão Sistemática Cochrane recente de 142 estudos analisaram o papel do chá verde na prevenção do câncer e descobriram que havia evidências limitadas para sugerir que o chá verde protege contra o câncer, diz Meyer.

Então espere. Afinal, o chá verde é bom para você? Ainda há muitos benefícios do chá verde apoiados pela ciência. Sirva-se de uma xícara e continue lendo.

Benefícios do chá verde

Pode ser o chá mais consumido no mundo, mas o chá preto não tem nada sobre as propriedades nutricionais do chá verde. Embora ambos venham da mesma planta, Camellia sinensis, muitos benefícios de beber o chá verde se devem à sua falta de processamento. O chá verde é rico em polifenóis protetores, incluindo catequinas e galato de epigalocatequina (EGCG). Eles atuam como antioxidantes potentes, que ajudam a fortalecer o corpo contra doenças.

1. O chá verde pode ajudar a tratar a acne.

Você já o viu listado como um ingrediente em seus amados soros para baixo dos olhos e máscaras coreanas, mas o chá verde realmente beneficia a pele? Algum estudos sugerem que consumir chá verde e aplicá-lo na pele pode ajudar a reduzir a produção de sebo - um material oleoso produzido pelas glândulas sebáceas do corpo que pode causar obstrução dos poros - e tratar tipos comuns de acne. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar adequadamente o poder do chá verde no campo da saúde da pele.

2. Pode reduzir a pressão arterial.

Algum estudos descobriram que o consumo de chá verde reduz significativamente a pressão arterial, enquanto outros estudos tiraram conclusões inconsistentes. No contexto de doenças cardiovasculares, de acordo com o National Institutes of Health (NIH), um pequeno número de estudos sugere que o chá verde pode exercer alguns efeitos benéficos sobre a pressão arterial e o colesterol, diz Meyer. Existem muitas limitações para esses resultados, como diferenças nas populações de estudo e análise de dados, então o NIH afirmou que nenhuma conclusão definitiva foi alcançada em relação aos benefícios do chá verde para a saúde cardiovascular.

3. O chá verde pode alimentar os treinos.

Você deve ter ouvido que o chá verde está relacionado à perda de peso e, de certa forma, isso se mantém. O chá verde contém menos cafeína do que o café e até mesmo o chá preto, mas ainda assim tem o suficiente para causar impacto. Pesquisar mostrou que a cafeína reduz as classificações de esforço percebido - quanto parece que seu corpo está trabalhando - durante o exercício, o que significa que consumir cafeína ajuda na resistência e permite que você realmente se comprometa com seus treinos.

Efeitos colaterais do chá verde

Embora haja benefícios em beber uma xícara fumegante de chá verde, o consumo excessivo pode representar um risco para pessoas com certas condições e sensibilidades. Aqui estão os efeitos colaterais do chá verde a serem observados:

1. Desidratação

De acordo com Relatório das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina , 80% da ingestão total de água das pessoas vem de água potável e bebidas (incluindo bebidas com cafeína). No entanto, o chá verde é um diurético natural - uma substância que estimula o aumento da produção de urina - o que significa que beber muito chá verde pode levar à desidratação, causando dores de cabeça, fadiga e outros problemas de saúde.

2. Reduz a absorção de ferro

Os polifenóis no chá são considerados inibidores significativos da absorção de ferro, e um estude descobriram que consumir quantidades excessivas de chá verde pode levar à deficiência de ferro.

Quanta cafeína há no chá verde?

Uma xícara (oito onças) de chá verde contém aproximadamente 28 miligramas de cafeína, embora diferentes variedades e marcas de chá verde possam conter mais ou menos cafeína. Há um corpo de evidências isso mostra que o desempenho mental e o estado de alerta melhoram após o consumo de cafeína, diz Meyer.

Quanto chá verde você deve beber?

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, é seguro beber oito xícaras de chá verde por dia. No entanto, como o chá verde contém cafeína, você deve ter isso em mente se souber que o estimulante atrapalha seu sono ou causa outros problemas para você. Para a maioria das pessoas, é seguro consumir até 400 miligramas de cafeína por dia, diz Meyer. De acordo com Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA , se você exceder essa quantidade, pode causar problemas de saúde como insônia, ansiedade, náusea, dor de cabeça, tontura, inquietação, tremores e ritmo cardíaco anormal.

Se você está curioso sobre a quantidade de cafeína presente nos alimentos ou bebidas que você consome, visite o International Food Information Council do calculadora cafeína .

Como fazer e beber chá verde

Ao beber chá verde em casa, uma colher de chá de folhas de chá por xícara de água é a melhor proporção a seguir. Simplesmente pegue uma xícara de água fervente e coloque em uma peneira ou saquinho de chá. Deixe em infusão por apenas dois ou três minutos - deixar por mais tempo dará ao chá um sabor mais forte e amargo.

O chá verde é tradicionalmente apreciado sem adição de açúcar ou leite, o que é fácil de fazer quando você está fazendo cerveja em casa. Mas se você está procurando um chá onde quer que esteja, é um jogo diferente. Muitas variedades de chá verde engarrafado e gelado contêm adoçantes e, além dos açúcares adicionados, é provável que faltem os flavonóides pelos quais o chá verde é famoso. Portanto, se você deseja obter o máximo dos benefícios do chá verde, o melhor é quente e fresco.

Matcha é bom para você?

Matcha, um tipo de chá verde, ganhou popularidade nos últimos anos. Matcha é derivado da mesma planta Camellia sinensis; no entanto, é cultivado sem luz solar direta e, em seguida, transformado em um pó fino.

O pó de Matcha contém toda a folha de chá, o que significa que oferece mais benefícios nutricionais do que as folhas de chá verde normais. Estudos mostraram que o consumo de matcha tem sido associado a uma maior ingestão de fitoquímicos do chá verde e que o concentração de EGCG em matcha é 137 vezes maior do que a quantidade de EGCG disponível em uma variedade comum de saquinhos de chá verde com folhas. Então, se você está procurando a forma mais saudável de chá verde, matcha é sua melhor aposta.

Mas há uma armadilha a ser observada. Matcha é naturalmente muito de sabor amargo, e muitos cafés e cadeias de bebidas muitas vezes tentam neutralizar isso com muitos adoçantes e aditivos cremosos. Opte por um matcha latte feito com leite de aveia sem açúcar para obter o máximo de benefícios.