Fatos e planilhas de proteínas

Da palavra grega proteios, que significa 'primário', proteína é um tipo de composto orgânico essencial para todas as células vivas. É encontrado em quase todas as partes ou tecidos do corpo, como ossos, cabelos, músculos e pele.

Consulte o arquivo de fatos abaixo para obter mais informações sobre a proteína ou, alternativamente, você pode baixar nosso pacote de planilhas de proteína de 27 páginas para utilizar em sala de aula ou ambiente doméstico.

Fatos e informações importantes

Propriedades e Importância

  • As proteínas são feitas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
  • O sequenciamento de aminoácidos na proteína afeta as funções de propriedades químicas no corpo dos organismos vivos. No entanto, as propriedades físicas de uma proteína geralmente são resultado de seu enorme tamanho.
  • Os aminoácidos são os blocos de construção do cabelo, músculos, órgãos, pele e tecidos. Mas nosso corpo não armazena aminoácidos, em vez disso, ele os produz do zero ou alterando outros.
  • Existem nove aminoácidos essenciais. Eles não podem ser produzidos pelo corpo e devem ser incluídos nos alimentos que comemos.
  • Existem pelo menos 10.000 proteínas diferentes no corpo humano .
  • Existem três tipos principais de proteína.
    • Proteínas globulares iniciar, regular e proteger muitas reações químicas no corpo. Anticorpos, enzimas, globulinas e hormônios são exemplos.
    • Proteínas de membrana auxiliar na movimentação de nutrientes e substâncias, incluindo sinais, através da membrana de uma célula.
    • Proteínas fibrosas são encontrados em ossos, ligamentos e músculos. Eles definem a estrutura da pele, cabelo e unhas.
  • A proteína também está envolvida na cópia e construção de novos GOTA - a planta do corpo de um organismo.
  • Alguns antibióticos e vacinas que combatem doenças são à base de proteínas. E algumas das roupas e sapatos que usamos são à base de proteínas.

Fontes dietéticas

  • A quantidade de proteína que uma pessoa precisa depende de sua idade, sexo, peso e atividades ao longo do dia.
  • A proteína é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.
  • Crianças de 1 a 3 anos requerem 13g de proteína todos os dias. Crianças de 4 a 8 anos precisam de 9-13g. E aqueles que têm entre 9 e 13 anos devem ter um mínimo de 34g de proteína por dia.
  • Depois de digerida, a proteína é quebrada em seus aminoácidos componentes, que podem ser reutilizados para fazer outras proteínas de que você precisa.
  • Nem todas as proteínas provenientes dos alimentos são iguais. Existem dois tipos de proteínas dos alimentos: proteínas completas e proteínas incompletas.
  • Proteínas completas são fontes de alimentos com proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais e podem ser prontamente usadas pelo corpo para fazer novas proteínas. A maioria dos alimentos de origem animal, como carne, peito de frango e peixe, são proteínas completas.
  • Proteínas incompletas geralmente vêm de plantas. Falta pelo menos um dos aminoácidos essenciais nas proteínas incompletas. Exemplos dessas fontes de alimentos são arroz, nozes e legumes.
  • Um ovo médio contém cerca de 6g de proteína, que é considerada da mais alta qualidade.
  • Os produtos lácteos são ricos em proteínas e cálcio que fortalecem os ossos. A Academia de Nutrição e Dietética relata que uma xícara de queijo contém 14g, 1 xícara de leite contém 8g e 1 xícara de iogurte contém 13g de proteína.
  • Peixe e frutos do mar também fornecem muita proteína. Esses alimentos também costumam ter baixo teor de gordura. Algumas boas opções seriam atum light em lata, bagre, pollock e salmão.
  • Os insetos que são servidos como iguarias exóticas em alguns países contêm grandes quantidades de proteína, que são maiores do que a quantidade encontrada em fontes de proteína normais.
  • As fontes vegetais de proteína incluem grãos e leguminosas. Uma das melhores fontes deste grupo de alta proteína é o feijão. Comer meia xícara de feijão fornece tanta proteína quanto comer 3 onças de bife grelhado. Esses alimentos também fornecem fibras dietéticas boas para o sistema digestivo.

Benefícios para a saúde

  • As proteínas de diferentes alimentos variam em valor nutricional. Estudos têm mostrado que o tipo de alimento, fonte de proteína, é mais importante para nossa saúde do que a quantidade que ingerimos.
  • Os alimentos ricos em proteínas viajam mais lentamente pelo sistema digestivo, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo após a refeição.
  • Digestão a proteína também queima mais calorias do que a digestão de carboidratos.
  • A proteína também mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando assim dores de fome e lanches frequentes.
  • Outros benefícios que obtemos da proteína:
    • Melhora a saúde dos músculos e ossos
    • Fortalece o sistema imunológico e previne doenças
    • Aumento da saúde do sistema nervoso
    • Ajuda a manter a quantidade certa de fluidos no corpo
    • Ajuda a manter o cabelo e a pele saudáveis

Doenças causadas por proteínas

  • A toxina botulínica A, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, é considerada o veneno mais poderoso do mundo. Este veneno é tão tóxico que estudos dizem que 1/5 da população mundial poderia ser morta com apenas uma colher de chá dele.
  • Embora as proteínas geralmente sejam benéficas para animais e humanos, quantidades incorretas podem causar problemas de saúde e doenças.
  • Quando ingerida em quantidades maiores do que o necessário, a proteína (que também é uma fonte de energia como carboidratos e gordura) pode causar ganho de peso.
  • Outro problema que surge com as dietas ricas em proteínas é o colesterol alto. Embora vários estudos mostrem que a proteína pode ajudar a perder peso, as dietas ricas em proteínas costumam enfatizar o consumo de mais carne. A carne contém gordura saturada que pode aumentar os níveis de colesterol no sangue quando consumida em grandes quantidades. É por isso que a American Heart Association não incentiva dietas ricas em proteínas.
  • O ácido úrico, um produto residual produzido na quebra de proteínas, também aumenta com o excesso de proteína no corpo. Níveis elevados de ácido úrico geralmente levam à doença renal crônica e hipertensão.
  • Em bebês e crianças muito pequenas, deficiências graves de proteínas e calorias geralmente resultam em desidratação e perda de peso. Esta doença é conhecida como Marasmo.
  • Pode levar à fome e à morte devido à falta de nutrientes essenciais ao corpo.
  • As crianças com marasmo são ósseas com muito pouco tecido muscular. Embora mais comum em crianças, o marasmo também pode afetar adultos.
  • Outra forma de deficiência proteica grave é o Kwashiorkor. Essa doença costuma afetar crianças pequenas também, principalmente nos países em desenvolvimento.
  • Como o Kwashiorkor faz com que o corpo retenha fluidos no rosto, braços, mãos, pernas e pés, uma pessoa com essa doença pode ter uma aparência inchada.
  • Mesmo desnutrido, uma pessoa com Kwashiorkor pode não ter baixo peso corporal por causa dos fluidos retidos no corpo.
  • O kwashiorkor pode levar à morte e precisa ser diagnosticado e tratado imediatamente.

Planilhas de proteínas

Este é um pacote fantástico que inclui tudo o que você precisa saber sobre a proteína em 27 páginas detalhadas. Estes são planilhas de proteína prontas para usar que são perfeitas para ensinar os alunos sobre a proteína, que é um tipo de composto orgânico essencial para todas as células vivas. É encontrado em quase todas as partes ou tecidos do corpo, como ossos, cabelos, músculos e pele.



Lista completa das planilhas incluídas

  • Pesar Proteína
  • Protein Mishap
  • Bits de proteína
  • Potencialmente Saudável
  • Corrija-me se eu estiver errado
  • Cadeias em proteínas
  • Verifique sua proteína
  • Protein Cook
  • Ligação de proteínas da família
  • Troca de Proteínas

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Fatos e planilhas sobre proteínas: https://diocese-evora.pt - KidsKonnect, 26 de setembro de 2019

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Essas planilhas foram projetadas especificamente para uso com qualquer currículo internacional. Você pode usar essas planilhas no estado em que se encontram ou editá-las usando o Apresentações Google para torná-las mais específicas para seus próprios níveis de habilidade dos alunos e padrões curriculares.