Fatos e planilhas sobre o sono

Dormir é um estado de espírito e corpo que normalmente acontece todas as noites. O sono ocorre quando seus olhos estão fechados, seus músculos estão em um estado relaxado e os fatores circundantes são menos reconhecidos.

Consulte o arquivo de fatos abaixo para obter mais informações sobre o sono ou, alternativamente, você pode baixar nosso pacote de planilhas de sono de 24 páginas para utilizar na sala de aula ou no ambiente doméstico.

Fatos e informações importantes

Fisiologia

  • As mudanças fisiológicas mais evidentes durante o sono acontecem no cérebro.
  • O sono aumenta o estímulo mais fraco.
  • O sono é dividido em dois estados diferentes: REM e não REM.
  • O sono de movimento ocular não rápido (não REM) é o primeiro a acontecer.
  • Após o estado de transição, ocorre o sono de ondas lentas ou o sono profundo.
  • Durante o sono profundo, a temperatura corporal e a frequência cardíaca diminuem e o cérebro utiliza menos energia.
  • O sono de movimento rápido dos olhos (REM) é conhecido como sono paradoxal.
  • O sono REM representa apenas uma pequena parte do tempo total de sono.
  • O sono REM é o principal estado dos sonhos (ou pesadelos).
  • O sono REM está relacionado a ondas cerebrais rápidas, movimentos oculares, perda de tônus ​​muscular e retardo da homeostase.
  • O ciclo de sono associado ao sono não REM e REM leva em média 90 minutos e acontece de 4 a 6 vezes em uma boa noite de sono.
  • Não-REM foi dividido em três estágios pela American Academy of Sleep Medicine, que são N1, N2 e N3.
  • N3 também é chamado de sono de ondas lentas ou sono delta.
  • Todo o processo de sono acontece nesta ordem: N1 - N2 - N3 - N2 - REM.
  • O sono REM acontece quando uma pessoa volta ao estágio 2 ou 1 saindo de um sono profundo.

Funções

  • O corpo físico do humano se restaura e se cura durante o sono.
  • O corpo físico do ser humano se livra dos resíduos metabólicos que se acumulam quando acordado. O cérebro, durante o sono, elimina os resíduos mais rapidamente do que quando está acordado.
  • Em teoria, o sono combate o crescimento de radicais livres no cérebro, aumentando a eficácia dos mecanismos antioxidantes internos.
  • O sono aumenta a contagem de glóbulos brancos do corpo.
  • O sono melhora a memória.

Tempo

  • O tempo de sono depende de sinais dos hormônios do corpo do relógio circadiano.
  • O relógio circadiano é um sistema neuroquímico complexo que usa sinais dos arredores de uma criatura para refazer um movimento interno padronizado dia-noite.
  • Alguém cujo relógio circadiano mostra um movimento padronizado regular em relação aos sinais externos é considerado arrastado.
  • Um movimento padronizado ainda ocorre mesmo se os sinais externos desaparecerem repentinamente.
  • Para os diurnos, a sonolência aumenta quando chega a noite.
  • Para os noturnos, a sonolência aumenta durante o dia.
  • O relógio circadiano interno dos diurnos é afetado pelas mudanças na luz porque esses são os principais sinais de que horas são.
  • Quando você é exposto até mesmo a pequenas quantidades de luz, isso pode afetar a sonolência porque a luz pode suprimir a secreção de melatonina e aumentar a temperatura corporal e a vigília.
  • A luz azul tem o efeito mais poderoso para interromper o sono.
  • O driver do sono é chamado de Processo S, que é impulsionado pelo consumo de glicogênio e pela coleta de adenosina no prosencéfalo.
  • A adenosina é um neurotransmissor que atua como regulador homeostático do sono.
  • A homeostase é o processo que controla o equilíbrio entre dormir e acordar.
  • Quanto mais tempo uma criatura fica acordada, mais sente necessidade de dormir. Isso é conhecido como débito de sono.

Diferentes padrões de sono

  • A privação de sono é a falta de sono, seja intencional ou não.
  • A privação de sono pode causar redução do tempo de atenção, aumento da ansiedade, memória defeituosa e mau humor.
  • Os seres humanos parecem atingir a sonolência máxima após 30 horas acordados.
  • O sono em humanos pode ser afetado quando outras pessoas estão acordadas ou quando há necessidade de trabalhar, que são aspectos do tempo social.
  • Quando uma criatura dorme muitas vezes em um ciclo de 24 horas, isso é chamado de sono polifásico.
  • O sono monofásico é dormir uma vez em um ciclo de 24 horas.
  • Os cronótipos são diferentes padrões de sono, como o madrugador e a coruja noturna.
  • Os cronótipos que estão longe da fase normal são chamados de distúrbios do sono do ritmo circadiano.
  • Descobriu-se que cochilos curtos ao meio-dia e exercícios leves à noite são produtivos para melhorar o sono, as tarefas mentais e a saúde mental em pessoas idosas.
  • Muitas pessoas encontram uma queda temporária de energia no início da tarde, conhecida como 'mergulho pós-almoço'.
  • É normal quando um ser humano se sente sonolento duas vezes ao dia, com intervalos de 12 horas. Nessas duas vezes, o “relógio biológico” entra em ação.

Duração Ideal

  • O sono é considerado suficiente quando não há sonolência ou disfunção durante o dia.
  • Os pesquisadores descobriram que dormir de 6 a 7 horas todas as noites está relacionado à expectativa de vida e à saúde cardíaca em humanos, entre outros fatores.
  • As horas que as crianças passam dormindo afetam sua capacidade de realizar tarefas mentais.
  • Crianças que dormem a noite inteira e têm poucos episódios de vigília noturna têm mais realizações mentais e temperamentos mais calmos do que outras crianças.

Distúrbios do sono

  • A insônia é a dificuldade em adormecer e / ou permanecer dormindo durante a noite. Este é o distúrbio do sono mais comum.
  • A insônia pode ser causada por diferentes fatores, como estresse psicológico, um ambiente de sono ruim, uma programação de sono instável ou muitas tarefas mentais ou físicas antes de dormir.
  • O ruído branco é um possível tratamento para a insônia.
  • A apneia obstrutiva do sono é uma condição na qual ocorrem grandes pausas na respiração durante o sono, o que interrompe o avanço normal do sono.
  • As apnéias acontecem quando os músculos ao redor das vias aéreas do paciente relaxam durante o sono, fazendo com que as vias aéreas desistam e bloqueiem a absorção de oxigênio.
  • Outros distúrbios do sono são narcolepsia, distúrbio do movimento periódico dos membros (TMPM), síndrome das pernas inquietas (SPI), síndrome da resistência das vias aéreas superiores (UARS) e distúrbios do sono do ritmo circadiano.
  • A insônia familiar fatal, ou FFI, é uma doença genética extremamente rara, sem tratamento ou cura conhecidos.
  • Um dos sintomas da FFI é o aumento da insônia.
  • Pessoas que sofrem de FFI param de dormir completamente antes de morrerem da doença.
  • O sonambulismo, comumente chamado de sonambulismo, é um distúrbio do sono comum, especialmente entre crianças.
  • As dificuldades para dormir estão relacionadas a transtornos psiquiátricos, como depressão, alcoolismo e transtorno bipolar. Descobriu-se que cerca de 90% dos humanos que sofrem de depressão têm dificuldades para dormir.

Planilhas de sono

Este é um pacote fantástico que inclui tudo o que você precisa saber sobre o sono em 24 páginas detalhadas. Estes são pronto para usar Planilhas de sono perfeitas para ensinar os alunos sobre o sono, um estado de espírito e corpo que normalmente acontece todas as noites. O sono ocorre quando seus olhos estão fechados, seus músculos estão em um estado relaxado e os fatores circundantes são menos reconhecidos.



Lista completa das planilhas incluídas

  • Sono Fatos
  • Sleep Word Hunt
  • Identificação do Termo
  • Distúrbios do sono
  • Diurno ou noturno
  • Por que dormir?
  • Eu não consigo dormir!
  • Estados de sono
  • Dormi vs. Fiquei Acordado
  • Slogans do sono
  • Diário do Sono

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Fatos e planilhas sobre o sono: https://diocese-evora.pt - KidsKonnect, 20 de novembro de 2018

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Use com qualquer currículo

Essas planilhas foram projetadas especificamente para uso com qualquer currículo internacional. Você pode usar essas planilhas no estado em que se encontram ou editá-las usando o Apresentações Google para torná-las mais específicas para seus próprios níveis de habilidade dos alunos e padrões de currículo.