Burnout do professor e como evitá-lo

Ser professor é uma profissão gratificante, mas altamente exigente. Os professores têm um papel crucial no desenvolvimento das crianças, o que significa que há uma grande responsabilidade e pressão sobre seus ombros. Com o tempo, esse fardo pode se tornar insuportável. E é exatamente isso que estamos vendo na prática. De acordo com Alliance for Excellent Education , 15% dos professores nos EUA deixam sua profissão todos os anos, enquanto mais de 40% o deixam nos primeiros cinco anos de emprego.

A alta taxa de rotatividade de professores, juntamente com a redução da equidade na educação, os custos do ensino médio e a saúde mental do professor prejudicada, são algumas das consequências do fenômeno que vamos discutir hoje, denominado esgotamento do professor !

Normalmente escrevemos sobre a necessidade de discutir saúde mental com crianças, compartilhando dicas sobre como reconhecer o aparecimento de problemas mentais e ajudar os alunos. No entanto, é igualmente importante para nós ter uma conversa sobre a saúde mental dos professores também.



O esgotamento dos professores é um problema real que pode tirar a vontade até mesmo dos melhores e mais motivados educadores. Se você é um professor que está lendo isso, estamos aqui para dizer que o esgotamento do professor é uma reação normal do organismo ao estresse prolongado e outros fatores, que discutiremos em detalhes abaixo. Os pais que praticam a educação domiciliar também são suscetíveis a esse problema comum, por isso o reconhecimento dos primeiros sinais, bem como as medidas preventivas e terapêuticas são fundamentais para qualquer pessoa envolvida na educação.

Continue lendo para saber mais, para que você possa ajudar a si mesmo ou a outra pessoa que possa estar tendo dificuldades para acompanhar a carga de trabalho.

O que exatamente é o esgotamento do professor?

Burnout em geral

O conceito de esgotamento foi introduzido pela primeira vez por Freudenberger em 1974 como 'falhar, se desgastar ou ficar exausto por fazer demandas excessivas de energia, força ou recursos'. Muitos outros autores, desde então, deram uma contribuição na definição deste conceito que se tornou bastante popular nos dias de hoje.

Burnout é uma reação física e psicológica ao estresse prolongado e intenso relacionado ao trabalho, caracterizado por exaustão (física e psicológica), cinismo (menor identificação com o trabalho) e sentimentos de reduzida competência profissional.

As pessoas também usam o termo coloquialmente quando desejam indicar que o trabalho as faz sentir-se irritadas, cansadas e apáticas, e têm aversão às tarefas diárias. E não estão longe das definições oficiais.

Hoje, sabemos que o esgotamento é um conceito amplo que também pode ser aplicado a relacionamentos e outros aspectos da vida de uma pessoa. É por isso que precisamos definir e restringir ainda mais o conceito.

Burnout do professor

O esgotamento do professor é um subtipo de esgotamento em geral. Refere-se às reações psicossomáticas que os professores vivenciam em decorrência do intenso e prolongado estresse no trabalho. Isso pode se manifestar de várias maneiras, incluindo irritação fácil, falta de desejo de comparecer a reuniões sociais ou participar de eventos escolares fora das aulas, aumento das queixas de comportamento do professor, fadiga crônica, insônia e outros sintomas físicos.

Infelizmente, o esgotamento do professor é considerado um epidemia moderna na educação, como a maioria pesquisas mostram que cerca de 60% dos professores consideram seu trabalho sempre ou muitas vezes estressante. Além disso, 60% dos professores disseram ter problemas de saúde mental como resultado direto do estresse.

Considerando essas descobertas, é urgente aumentarmos a conscientização sobre a natureza, as causas e as medidas de prevenção do burnout de professores. A pergunta que flutua na cabeça da maioria das pessoas agora é 'Podemos nos proteger construindo resiliência ao estresse e ao esgotamento?'

Sim, podemos e vamos chegar a isso em breve, mas primeiro, devemos discutir a natureza, as causas e os sintomas do esgotamento do professor. Este é o primeiro passo na proteção contra o esgotamento dos professores, pois não podemos nos proteger de algo que não entendemos totalmente.

A natureza do esgotamento do professor

Na literatura científica, são feitas tentativas para distinguir o burnout de condições semelhantes, como estresse crônico e depressão. Afinal, o que torna o burnout um fenômeno único? Entender isso pode ajudar os profissionais a identificar técnicas específicas de prevenção e terapêutica.

Estresse Crônico vs Burnout

É difícil dizer quando as reações típicas de estresse terminam e o esgotamento começa, visto que o esgotamento é visto como a reação final e mais extrema do estresse prolongado. Todos nós experimentamos estresse diariamente e alguns de nós lidamos melhor do que outros. No entanto, se nos encontrarmos em um ambiente estressante de onde não podemos escapar ou eliminar os gatilhos de estresse, mais cedo ou mais tarde, chegaremos ao ponto de esgotamento. Pense nesses dois conceitos como uma reação normal versus uma síndrome. Burnout é o último.

Depressão vs Burnout

Portanto, se o burnout é uma síndrome induzida principalmente por estresse prolongado, o que a diferencia da depressão, considerando que ambas apresentam sintomas semelhantes?

Muitos pesquisadores argumentaram que a verdadeira natureza do burnout é a depressão induzida pelo trabalho. Dois autores publicaram um estudo no Journal of Clinical Psychology onde encontraram sobreposição significativa entre burnout e depressão. Isso significa que as pessoas com sintomas de burnout também apresentam sintomas depressivos e se correlacionam positivamente (sintomas mais graves em uma condição levam a sintomas mais graves na outra). Mudanças de humor, fadiga e perda de interesse foram identificadas como características principais.

No entanto, o consenso científico contemporâneo nos diz que a relação entre burnout e depressão é melhor vista como o burnout sendo uma síndrome depressiva. O que isso significa é que o esgotamento pode ser parte da depressão, mas não é uma condição necessária.

Para resumir, o estresse prolongado às vezes pode levar ao esgotamento, que pode ou não ser parte de um distúrbio ainda mais grave, como a depressão.

Sinais e sintomas de esgotamento do professor

Como vimos até agora, o esgotamento é muito mais do que simplesmente sentir-se estressado ou cansado, e pode levar a distúrbios mais graves se não for reconhecido precocemente ou não for tratado. Aqui está tudo o que sabemos sobre os sinais e sintomas de alerta.

Assim como os sintomas de burnout em geral, os sintomas de burnout do professor podem ser divididos em três categorias principais: (1) exaustão - fadiga física e mental; (2) despersonalização - cinismo e ausência de identificação com o trabalho; (3) redução da confiança profissional.

Outra maneira de falar sobre os sintomas de esgotamento do professor é dividindo-os em categorias físicas, mentais e emocionais.

Sintomas Físicos

  • Fadiga
  • Problemas para dormir
  • Mudanças no apetite
  • Pressão alta
  • Vulnerabilidade a doenças
  • Níveis de energia esgotados

Sintomas Mentais

  • Esquecimento
  • Falta de concentração
  • Desempenho cognitivo reduzido
  • Irritabilidade
  • Ataques de ansiedade e pânico

Sintomas Emocionais

  • Tristeza
  • Apatia
  • Agressão
  • Propenso a depressão
  • Desapego nas relações pessoais
  • Fantasias de fuga

É importante notar que você pode experimentar o esgotamento do professor sem exibir todos os sintomas e, às vezes, um aspecto da sua vida pode ser mais gravemente afetado do que os outros. Cada pessoa é diferente, lida com situações estressantes de forma diferente e será mais resiliente ou suscetível a diferentes fatores de acordo com seu caráter e temperamento.

Estágios de esgotamento do professor

Para tornar o fenômeno um pouco mais claro, vamos examinar também a evolução e os estágios comuns no desenvolvimento do esgotamento do professor. Como tudo começou?

Na literatura, podemos encontrar diferentes classificações. Por exemplo, psicólogos Herbert Freudenberger e Gail North identificaram 12 estágios de esgotamento, enquanto Estudo de burnout da Winona State University identificou 5 etapas. Então, se você for um pouco diferente, não se preocupe. O campo de pesquisa do burnout é relativo e essas etapas não são imutáveis. No entanto, eles são úteis para os terapeutas, pois podem usá-los para identificar padrões de comportamento em seus pacientes.

De acordo com Freudenberger e North, a progressão do burnout se parece com isto:

↓ Compromisso e ambição excessivos - compulsão para provar a si mesmo;

↓ Trabalhar mais arduamente;

↓ Negligenciar as próprias necessidades;

↓ Deslocamento de conflitos e necessidades - explodindo em amigos íntimos e familiares sem motivo;

↓ Negligenciar relacionamentos pessoais e todos os outros aspectos não relacionados ao trabalho;

↓ Negar o problema;

↓ Retirada e cinismo;

↓ Mudanças de comportamento - sintomas físicos, mentais e emocionais evidentes;

↓ Despersonalização - perder contato com as próprias necessidades e identidade própria;

↓ Apatia, ansiedade e / ou comportamento viciante;

↓ Aumento da sensação de falta de sentido e falta de interesse;

↓ Exaustão física severa que pode ser fatal.

De acordo com a Winona State University, o esgotamento avança em cinco estágios.

Estágio 1: lua de mel

A fase de lua de mel é um período em que o indivíduo experimenta alta satisfação no trabalho, comprometimento, criatividade e energia. Os autores acreditam que os problemas começam quando o indivíduo se depara com os estresses inevitáveis ​​do trabalho. Indivíduos que têm um mecanismo de enfrentamento positivo para controlar o estresse (resiliência de caráter e boas técnicas de prevenção) permanecerão neste estágio para sempre (em teoria), enquanto outros indivíduos sem mecanismos de enfrentamento eficazes começarão a ficar sobrecarregados e a desenvolver sintomas.

Estágio 2: ato de equilíbrio

No segundo estágio, os indivíduos percebem que, por causa do trabalho, vivenciam estresse e dias ruins, o que costuma levar à insatisfação com o trabalho, ineficiência laboral por evasão de tarefas, fadiga, distúrbios do sono e afastamento da realidade.

Estágio 3: sintomas crônicos

Durante o estágio de sintomas crônicos, os sintomas que inicialmente se desenvolveram no estágio dois agora são intensificados e persistentes. As pessoas também podem desenvolver algumas doenças físicas devido a uma imunidade mais fraca (como resultado do estresse prolongado) e sentir aversão ou raiva em relação às tarefas diárias.

Etapa 4: crise

No quarto estágio do esgotamento, os indivíduos geralmente ficam desesperados e pessimistas. Aqui, o esgotamento também pode levar à depressão, pois a pessoa começa a duvidar de si mesma, tem uma mentalidade negativa sobre sua vida em geral, perde o interesse e seus sintomas físicos avançam ou desenvolvem novos. Um mecanismo de defesa comum para escapar da realidade sombria é recorrer a imaginações e fantasias por meio de devaneios ou sono excessivo.

Estágio 5: Enredamento

No estágio final, os autores acreditam que os sintomas de burnout são tão intensos que o indivíduo pode se convencer de que possui um grave problema mental ou físico. Mesmo os profissionais podem ter dificuldade em diagnosticar o burnout, pois nesta fase estão presentes muitos problemas físicos e mentais.

Passar pelo desenvolvimento de sintomas de burnout pode ser assustador, mas o lado bom é que, com mecanismos eficazes de enfrentamento, terapia e mudança de hábitos de vida, as pessoas podem retornar aos estágios anteriores, sair dessa situação de desamparo e destrutiva e até mesmo impedir o desenvolvimento do professor esgotamento no futuro.

Prevenindo o Burnout do Professor

Finalmente, chegamos à seção que vai responder à pergunta candente - “Como evitar o esgotamento do professor?”

Infelizmente, a resposta não é fácil e exige que analisemos as causas e os fatores de risco que desempenham um papel crucial no desenvolvimento do burnout de professores e do burnout em geral.

Causas e fatores de risco

O esgotamento é causado por uma interação complexa de fatores internos (traços de personalidade), também chamados de fatores de risco, e fatores externos (ambientais).

Fatores internos (traços de personalidade) que tornam alguém mais suscetível ao esgotamento:

  • Altas expectativas de si mesmo, perfeccionismo;
  • Forte necessidade de reconhecimento;
  • Colocar as necessidades das outras pessoas antes das suas (querer agradar as pessoas);
  • Trabalho árduo e comprometimento a ponto de sobrecarregar.
  • Ser um workaholic - considerando o trabalho como a atividade mais significativa na vida de uma pessoa.

Fatores externos (ambientais) que pode levar ao esgotamento:

  • Altas demandas no trabalho;
  • Atmosfera de trabalho negativa e conflitos;
  • Pressão do tempo;
  • Instruções contraditórias devido à má liderança e gestão;
  • Falta de liberdade ou controle para tomar decisões;
  • Sem influência na organização do trabalho;
  • Má comunicação entre os membros da equipe e os pais;
  • Falta de recursos para condições normais de trabalho;
  • Nenhum trabalho de equipe e comportamento de intimidação de colegas;
  • Ser culpado ou responsabilizado por resultados que estão fora de controle;

Ter apenas os fatores internos ou externos ainda pode levar ao esgotamento, embora as chances sejam muito menores do que estar em uma situação em que os fatores internos e externos estão presentes. Neste último, o esgotamento é quase inevitável, a menos que o indivíduo peça ajuda e faça mudanças no ambiente.

Ambos os fatores internos e externos são difíceis de mudar, embora os fatores internos dependam apenas do indivíduo, enquanto os fatores externos podem às vezes estar fora de controle.

Para mudar os fatores internos que podem tornar alguém suscetível ao esgotamento, é preciso trabalhar em si mesmo por meio da terapia, realizando ações de autoajuda. Para mudar os fatores externos, é preciso trabalhar suas habilidades de comunicação ou encontrar novas soluções e negociá-las com os outros. No entanto, quando isso não é suficiente, o último recurso é mudar o ambiente para preservar a saúde mental.

Práticas Terapêuticas

Os cursos de ação mencionados acima podem ser explicados mais detalhadamente dividindo-os em três categorias e observando de perto sua importância na prevenção e terapia de pessoas afetadas pelo esgotamento docente.

Essas três categorias de práticas terapêuticas incluem estratégias de prevenção , técnicas terapêuticas guiadas internamente , e soluções guiadas externamente .

Estratégias de Prevenção

Aumente sua autoeficácia.

Autoeficácia é quando as pessoas acreditam em sua própria capacidade de controlar e cumprir objetivos profissionais. Primeiro, você deve ter metas claras baseadas em expectativas realistas sobre sua vida profissional e, em seguida, criar e seguir um plano que o ajudará a cumprir essas metas. O plano precisa ser flexível, mas sua fé em você mesmo e nesse plano deve permanecer forte.

Identifique o que você precisa de seu trabalho.

Este se baseia na estratégia anterior. Se você tiver uma visão clara e planejar seus objetivos, saberá exatamente o que precisa de seu trabalho. Não tenha medo de dizer não ou deixar algo que não se encaixa no seu personagem ou planos. Ser professor exige que você invista 110%, o que significa que você não pode fazer um bom trabalho se estiver ciente de que seu coração não está nisso. No final, sua saúde mental e seus resultados serão ruins.

Se cuida.

Dizer não quando algo não funciona para você é uma maneira de cuidar de si mesmo. Outra forma é conhecer seu valor próprio e exigir respeito no local de trabalho. Além disso, lembre-se de que ser professor é apenas uma função, não toda a sua identidade! Você deve respeitar as outras partes de si mesmo, o que significa cuidar de seus relacionamentos pessoais, hobbies e outras coisas que o fazem feliz.

Construa uma rede de apoio.

Não tenha medo de entrar em contato com outros professores que estão nas mesmas circunstâncias que você. Juntos, construam uma comunidade de apoio onde vocês se sentirão seguros para simplesmente conversar sobre coisas, compartilhar preocupações, experiências, conselhos e ajudar uns aos outros quando necessário.

Invista no desenvolvimento pessoal.

Descobrir-se e trabalhar para melhorar não é algo que devemos fazer apenas depois que as coisas vão mal. A higiene mental é talvez a técnica de prevenção mais importante que o ajudará a ter mais consciência de si mesmo. Você ficará ciente de suas fraquezas que podem torná-lo suscetível ao esgotamento e aprenderá como transformá-las em pontos fortes.

Técnicas terapêuticas guiadas internamente

Infelizmente, nem todos têm a sorte de reconhecer os primeiros sinais de esgotamento do professor e evitar o desenvolvimento dessa condição. A maioria de nós busca ajuda somente depois de atingir o ponto de ruptura. Então, como ajudar a nós mesmos ou a alguém que conhecemos depois de experimentar o esgotamento?

Tome uma atitude

Evitar, retirar-se e isolar-se é um sintoma do esgotamento do professor, o que significa que, embora seja preciso uma quantidade incrível de força de vontade e energia para sair por aí, procure ajuda ou simplesmente quebrar a tediosa rotina diária ajudará. Este é o primeiro passo. Quebre o círculo mágico interrompendo o comportamento que o levou a este ponto. Faça uma pausa, reavalie sua posição, estabeleça novas regras, vá devagar e não se pressione para fazer mais ou conseguir mais.

Procure ajuda profissional

O segundo passo é buscar ajuda profissional. Fale com um psicoterapeuta e experimente diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental ou psicanálise, para encontrar algo que funcione melhor para você. Às vezes, a farmacoterapia pode ser necessária para controlar os sintomas físicos e as consequências do esgotamento, como distúrbios do sono e ataques de pânico persistentes.

Mude hábitos destrutivos

Temos nossas fraquezas, sejam elas impulsivas, muito emocionais, reservadas ou qualquer outra coisa, nossos traços de caráter nos tornam suscetíveis a certos problemas de saúde mental. O perfeccionismo é um dos fatores internos que tornam os professores propensos ao esgotamento. Tentar agradar a todos e assumir responsabilidades demais são os outros dois principais fatores de risco. É necessário identificar os traços de personalidade que podem tê-lo levado a um estado de esgotamento, para que você possa tentar transformá-los em uma autopercepção mais equilibrada.

Procure apoio emocional

Faça uma pausa na sua vida profissional e cuide dos seus amigos mais próximos e familiares. Passe algum tempo de qualidade com as pessoas importantes em sua vida e deixe a pressão e o estresse constante para trás. Isso o ajudará a perceber que há coisas mais importantes na vida do que seu trabalho e você precisa desses momentos para confiar quando as coisas ficarem difíceis. Se você não pode fazer uma pausa, simplesmente assumir menos responsabilidades e pensar ou trabalhar apenas durante o horário de trabalho também pode ajudar.

Soluções guiadas externamente

Infelizmente, às vezes mudar nosso comportamento e percepção da situação não é suficiente. Temos que reconhecer que existem ambientes de trabalho tóxicos ou insuportáveis ​​dos quais é preciso fugir ou mudar as circunstâncias.

O último recurso seria mudar o ambiente e encontrar outra escola, mas antes de pensar nisso, tente ver se existem outras soluções externas que podem acabar por eliminar o estresse do trabalho incluído.

Alguns exemplos na seção educacional podem ser a inscrição para uma bolsa ou projeto financiado pelo governo se sua escola não tiver os recursos necessários para o ensino; você também pode encontrar comunidades online onde você pode compartilhar recursos de ensino, encontrar ajuda e suporte em geral; faça um seminário sobre habilidades de comunicação se houver tensão entre a equipe; exigir do administrador a contratação de mais funcionários se você estiver sobrecarregado; marque consultas com os pais ou outro sistema de comunicação criativo se tiver problemas com o comportamento dos alunos e outras soluções semelhantes.

Encontrar a solução certa para situações específicas é difícil e na maioria das vezes a pessoa que está passando pelo esgotamento não acredita que a tenha, caso contrário, ela já teria aplicado. Este é outro motivo pelo qual é importante ter uma comunidade de apoio e não se isolar. As pessoas ao seu redor podem ajudá-lo a encontrar uma solução para que sua condição não esteja permitindo que você veja que ela existe.

Antes que partas

O esgotamento do professor é um assunto complexo e extenso sobre o qual podemos escrever um livro e ainda pode não ser suficiente. A verdade é que, embora haja muitas pesquisas sobre o assunto, o verdadeiro perigo está na falta de conforto para discutir essa condição frequente com outros colegas e membros da equipe. Devemos abordar o tabu que cerca as questões de saúde mental do professor se quisermos mudar o tom e trazê-lo para a conversa convencional.

Esperançosamente, nosso extenso artigo servirá como um guia prático para professores, pais que ensinam em casa, pais em geral, outros cuidadores e membros da equipe do setor educacional que podem ser responsáveis ​​pelo bem-estar dos professores.

Se você suspeitar que você ou alguém que você conhece está lidando com o esgotamento dos professores, entre em contato e peça ajuda profissional. Este artigo tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a condição e NÃO é um conselho médico. As consequências do esgotamento podem diminuir significativamente a qualidade de vida ou mesmo levar a doenças físicas potencialmente perigosas.

Nossa equipe no KidsKonnect continuará a falar sobre questões importantes para professores e crianças, por isso você deve acompanhar o conteúdo do nosso blog e entrar em contato conosco se houver algo que você queira saber mais.

Por fim, também podemos apoiar o seu trabalho fornecendo pacotes de planilhas de alta qualidade, práticos e imprimíveis, que reduzirão significativamente o seu tempo de preparação para as aulas e o ajudarão a lidar com qualquer tópico escolar com facilidade.