Por que estou tão inchado?

Conversamos com especialistas para ajudá-lo a identificar o que está por trás do seu inchaço. Mulher deitada na cama com as mãos na barriga.

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Não há nada do que arruinar seu senso de confiança como estas cinco pequenas palavras frustrantes: Por que estou tão inchado? Sentir que inexplicavelmente você tem um bebê de comida digno de um banquete de Ação de Graças pode realmente matar sua vibração. Ainda mais frustrante é que as causas do inchaço costumam ser difíceis de identificar. Mesmo se você achar que está fazendo todo o possível para evitar um terrível caso de inchaço, como cortar refrigerantes, glúten ou laticínios, isso pode não funcionar - comida não é a única coisa que pode fazer você se sentir inchado.

Para se livrar do inchaço, você precisa saber o que está causando isso.



O que é inchaço?

“O inchaço ocorre quando o ar entra no sistema gastrointestinal e não consegue escapar por cima ou por baixo”, diz Niket Sonpal, M.D., diretor associado do programa da Residência de Medicina Interna do Brookdale Hospital Medical Center, no Brooklyn. 'Isso faz com que os intestinos se dilatem como balões e faz com que a barriga pareça inchada.'

Só porque você se sente inchado não significa necessariamente como você olhar isto. Na verdade, existem duas maneiras de experimentar o inchaço, diz Tamara Freuman, uma nutricionista registrada em Nova York que se especializou em distúrbios digestivos e autora de O Sussurrador de Barriga Inchada : subjetiva e objetivamente. (Sim, isso faz com que o inchaço pareça algum tipo de crise filosófica.) A primeira é mais sobre como você se sente, ela explica: 'uma sensação que você tem de aumento da pressão ou desconforto, apenas tímido da dor, causado pela tensão dentro do GI trato de comida / gás / fezes. ' Em alguns casos, no entanto, é visível, que é o que Freuman quis dizer quando disse que você pode experimentá-lo objetivamente : 'O abdômen realmente se distende, e podemos ver um aumento visível em sua cintura', diz ela. 'Se você pensar em seu abdômen como essencialmente uma' caixa 'com volume limitado, se você colocar coisas (comida) ou se houver excesso de gás produzido dentro, e uma quantidade proporcional não estiver saindo, em algum momento a' caixa 'começa para encher, e os músculos da parede abdominal precisarão se esticar para acomodar o volume de conteúdo interno. ' Claro, esses dois não são mutuamente exclusivos, o que significa que você pode definitivamente se sentir e parecer inchado ao mesmo tempo.

Não existe um 'intervalo padrão' de quanto alguém incha objetivamente, diz Freuman: pode variar desde a cintura crescendo de um centímetro ou duas a alguns centímetros. “Tenho muitos pacientes que comem certos alimentos ou têm certos distúrbios como a doença celíaca, que podem inchar e parecer grávidas”, acrescenta Sonpal.

O que causa o inchaço?

Quanto ao motivo de você estar se sentindo inchado, pode haver uma tonelada de razões, diz Freuman, mas 'em geral, quando você sente inchaço, é provável que seja desencadeado pela reação do seu corpo a um ou mais dos seguintes: volume de comida, gás , e / ou fezes. '

Entre os piores infratores alimentares por inchaço? Alimentos volumosos e ricos em fibras que ocupam muito espaço à medida que passam por seu trato digestivo, diz Freuman - pense em pipoca e saladas de couve grande. Freumans diz que isso pode causar bebês de comer, especialmente para pessoas com os músculos da parede abdominal frouxos ou se eles já estiverem 'protegidos', como ela diz. Outros infratores do inchaço incluem feijão, brócolis, frutas, trigo, batata, milho, repolho, couve de Bruxelas, aspargos, a maioria das frutas e macarrão - uma grande parte de uma dieta saudável padrão. “As bactérias nos intestinos digerem partes desses alimentos e cuspem gases”, explica ele.

Alimentos que contêm certos tipos de fibras fermentáveis ​​ou açúcares que também podem criar uma “grande quantidade de gases intestinais horas após serem ingeridos, quando encontram as bactérias que vivem no cólon”, diz Freuman. 'Os alimentos nesta categoria são conhecidos coletivamente como' alto FODMAP 'e variam de alimentos que normalmente consideramos' gasosos ', como feijão e couve de Bruxelas, até aqueles que podem surpreendê-lo, como castanha de caju ou melancia.' Mas há uma reviravolta: Freuman diz que nem todo alimento com alto FODMAP deixa todo mundo com gases - é diferente para todo mundo. Ela sugere conversar com um nutricionista treinado na dieta de baixo FODMAP para identificar quais alimentos são os gatilhos para o inchaço para você.

A lista continua: refrigerante e outras bebidas com gás (desculpe, amantes do LaCroix), gás de transporte que não é expelido para os intestinos. Adoçantes artificiais não podem ser digeridos, o que os torna propensos a causar inchaço. Se você tiver problemas com glúten ou laticínios, eles também podem causar problemas.

Honestamente, é difícil evitar alimentos que causam inchaço.

Existem outros culpados para o inchaço também: se está chegando perto da menstruação, então sim, seu ciclo também pode ter muito a ver com isso: 'Níveis elevados de sódio levam a mais retenção de água', diz Sonpal. 'Para aqueles que procuram reduzir a retenção de água e melhorar o inchaço menstrual, é melhor evitar carboidratos refinados e alimentos ricos em sódio.' O exercício regular também pode ajudar com o inchaço durante a menstruação.

Como De-Bloat

É irritante que algo tão frustrante de lidar possa ser causado por tanto do que ingerimos. A solução não é tanto prevenir o inchaço 100% do tempo, mas tratar os sintomas quando eles aparecem.

Se há um traço comum que você pode estar percebendo, é que o inchaço causado pelos alimentos tem muito a ver com gases e intestinos cheios - e, bem, só há realmente uma coisa a fazer a respeito. “A evacuação com flatulência ajuda a melhorar ao máximo os sintomas”, diz Sonpal. Se você está procurando uma maneira rápida de se livrar dessa sensação de inchaço, pegue um banheiro isolado e faça a coisa certa.

Uma caminhada também pode ajudar, erm, a colocar as coisas em movimento, sugere Sonpal: 'Caminhar após as refeições ajuda a contrair os músculos abdominais e expelir o ar', diz ele. 'Como Shrek diz,' Melhor fora do que dentro '.' Também há produtos sem prescrição que podem ajudar a aliviar você - ele sugere simeticone, também conhecido como Gas-X.

'As posições de ioga provavelmente só ajudarão o inchaço se você estiver sofrendo de gases intestinais aprisionados e não conseguir soltar peidos facilmente - às vezes, a torção pode ajudar as coisas a se moverem um pouco', diz Freuman. No entanto, 'se você tiver inchaço devido ao refluxo ácido ou um estômago muito lento ou vazio, as posições invertidas da ioga podem realmente fazer você se sentir pior'.

Surpreendentemente, os tão elogiados probióticos podem nem sempre ajudar um caso de inchaço. “Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os probióticos não são um remédio eficaz para a maioria dos tipos de inchaço e, em alguns casos, podem piorá-lo”, diz Freuman. 'Se o gás intestinal é a causa do seu inchaço, então adicionar mais bactérias produtoras de gás à mistura poderia realmente fazer você se sentir pior, não melhor.'

Quando ver um médico

Felizmente, a maioria dos casos de inchaço se dispersa tão rapidamente quanto chega. 'Muitas pessoas acham que o sono durante a noite fornece um pouco de' redefinição 'quando se trata de inchaço relacionado à comida: ter oito ou mais horas sem nada entrando no trato gastrointestinal permite que o conteúdo intra-intestinal (volume de comida e gás) ser reduzido um pouco e para que o inchaço diminua ”, diz Freuman. 'A manhã é normalmente a melhor hora do dia para uma pessoa inchada.' Há exceções: 'Pessoas com estômagos que vão lentamente até ficar vazios podem acordar inchadas se comerem um jantar farto ou tarde na noite anterior. E as pessoas que sofrem de constipação crônica e não são capazes de evacuar o suficiente a cada dia podem lutar contra um inchaço crônico de baixo grau que nunca realmente desaparece. '

Se você suspeita que o último pode ser o que você está lidando, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu médico, diz Freuman. “O inchaço que literalmente nunca vai embora pode ser um ponto de preocupação e merece uma visita ao seu médico para descartar causas mais sérias, como certos tipos de câncer (ovário, cólon) ou doença celíaca”, diz ela. 'Além disso, o inchaço que é acompanhado por perda de peso não intencional, deficiências nutricionais (especialmente ferro ou vitamina B12) ou sangue nas fezes deve ser examinado por um gastroenterologista.'

Sonpal também sugere uma ida ao médico “se o gás levar mais do que um BM ou durar de quatro a seis horas, você deve discutir com seu médico como ajudar”, diz ele.